domingo, 9 de dezembro de 2012

Google Agenda e Hábito

A Google Agenda é fantástica. Graças a ela eu tenho andado menos estressado com meus compromissos, tarefas e metas. Com tanta coisa pra fazer, desde coisas pequenas a mais sérias, é fácil se desorganizar. Antes eu tendia a resolver um problema pensando em outro. Isso gera estresse. Mas hoje vou falar sobre a utilidade dela na criação de um hábito.

Para criar um hábito são necessários vinte, trinta dias de insistência. Depois o corpo acostuma. Quando alcançamos um bom ritmo de estudo e, por algum motivo, deixamos de estudar um dia, vem o sentimento de culpa. Isso é o sinal de que o hábito estava criado: o corpo sente falta. 

É assim também que criamos o hábito de tomar café sem açúcar. No início, ruim. Logo após, maravilhoso. Eu estabeleci recentemente que quero parar de tomar coca-zero. Algo que eu nunca consegui em 8 anos. Dessa vez, estou quebrando meu recorde. Já são treze dias sem um gole! 

E qual é o papel da Google Agenda nessa meta? Bom, pode parecer algo besta. Mas tem me ajudado bastante! Com ela, é possível criar etiquetas no calendário. Então, sempre que passo um dia sem tomar coca-zero, me dou um "prêmio", colocando uma etiqueta verde dizendo: "Sem Coca-Zero - OK". Dessa forma, sempre que olho o conjunto dos dias, me forço a ter apenas etiquetas verdes. 


Às vezes só precisamos de um incentivo que imponha um pensamento inteligente. Quando penso em tomar coca-zero no almoço, lembro da etiqueta. Aí penso que eu não quero chegar no final do dia, abrir minha agenda, e ver etiqueta de outra cor, mostrando que sou incapaz de cumprir algo. A etiqueta, na verdade, é uma coisa simples, sem graça. Mas ela carrega um atributo importantíssimo: a possibilidade de me envergonhar. 

Quando, antes de dormir, faço a manutenção do meu dia, e posso colocar a etiqueta cumprida no calendário, sinto orgulho de mim. Isso gera confiança e disposição pra continuar na construção do meu hábito. 

2 comentários:

Carol Patrício disse...

Já tentei usar o Google Agenda, mas acho que ainda prefiro um agenda de papel. Já li muitos textos sobre método GTD, testei aplicativos de celular (como o Evernote), sites como o Remember the Milk, mas o papel e a caneta empre vencem. Gosto de listar as coisas que preciso fazer no dia seguinte e para não me desanimar ao ver uma lista enorme de coisas díficeis/chatas, sempre coloco tarefas fáceis como "Listar coisas para fazer", "Ver apenas 1 episódio de QI hoje", coisas assim... Tomei coragem para comentar, finalmente!

Hugo Cravo disse...

Carol!! Que bom que você teve coragem de comentar! hehe
Eu vi um post no vidaorganizada e fiquei com vontade de usar papel mesmo. Mas eu tô adaptado com o Google Agenda e não tenho tido problemas com 3G e bateria do aparelho. Já li algumas coisas sobre o método GTD, mas pelo que vi, achei um pouco complicado. Eu preferi simplificar.

Uso o Evernote pra organizar tudo na minha vida. Depois vou fazer um post sobre isso! A Google Agenda é pra anotar compromissos e estabelecer/controlar hábitos, por causa do calendário. Mas a caixa de entrada das minhas tarefas estão no Evernote. Depois vou fazer um post mostrando tudo que o Evernote faz pra mim!

Postar um comentário