sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Técnica Pomodoro



Eu tinha um grande problema pra me concentrar em uma determinada tarefa. Quando iniciei meus estudos, tendia a ficar impaciente com poucos minutos após abrir o livro. No trabalho, eu não conseguia passar muito tempo focado em uma obrigação. 

O que mais me ajudou nesse problema foi a técnica Pomodoro. Ela consiste em separar uma quantidade de tempo para darmos cumprimento a uma tarefa por vez. Com o uso de um timer (uso o do iPhone, mas qualquer um serve), devemos focar a atenção em algo por aproximadamente 25 ou até 50 minutos. 

Durante um pomodoro devemos abolir qualquer distração. A idéia é não parar de cumprir a tarefa até que o tempo do pomodoro esteja correndo. Geralmente uso um pomorodo mais curto para atividades mais chatas. Pra estudar, uso o de 50 minutos.  Tem funcionado muito bem!

Cada pomodoro deve ser intercalado por intervalos curtos, que servem pra recuperar a nossa atenção. Exemplo: se vou estudar 2 horas, faço um pomodoro de 50 minutos e paro por 10 minutos. No intervalo eu costumo ir à cozinha, faço um café, dou uma volta... Embora ultimamente eu esteja fazendo algo que não é muito aconselhável: leio um livro de Isaac Asimov. 

Por que ler nos intervalos não é aconselhável? Porque não devemos fazer algo que atraia distração. Ir à internet é um perigo, porque não vamos querer passar apenas 10 minutos ali. O intervalo serve apenas pra refrescar a cabeça... 

Mas eu tenho conseguido controlar a empolgação na minha leitura e normalmente volto quando o alarme toca. Outro ponto importante: o alarme deve ser configurado pra tocar também nos intervalos! Isso torna a atividade muito mais objetiva: tocou, produz. Tocou, para. Só precisamos obedecer o toque, como um robô! Dessa forma, passei a ficar muito mais produtivo e a procrastinar cada vez menos.


4 comentários:

Luciana Guerra disse...

Menino, eu estou com um post programado sobre um aplicativo para o uso dessa técnica! haha Como é que eu não tinha visto esse post antes?? Enfim, gostei muito do que você disse nesses dois últimos parágrafos e faz todo o sentido. Por exemplo, neste exato momento eu estou aqui procrastinando após ter terminado o meu tempo de intervalo do pomodoro.... Portanto, tchau!

Hugo Cravo disse...

Que massa! Aplicativo no computador ou no celular? Eu tinha um, mas ultimamente só uso um relógio Casio. O mostrador dele sempre tá em 50 minutos, pronto pra começar a contagem! =D

Luciana Guerra disse...

Vixe, desculpa a demora -.-
No tablet, na verdade. Mas também tenho este aplicativo no celular. Já que vc achou massa eu vou terminar o post (é bem pequenininho, mas ando bem ocupada!) qualquer dia desses. Aí eu volto aqui no blog e aviso!
:*

Luciana Guerra disse...

Ai, meu Deus, nem de doido eu gosto...
Eu já publiquei faz tempo a mini-resenha. Olha aqui:
http://luciana-guerra.blogspot.com.br/2013/02/resenha-django-livre.html

Postar um comentário