sábado, 17 de novembro de 2012

Primeiros cliques


Eu gosto muito de café. Em casa, só uso uma Moka. Até avaliei comprar uma máquina de expresso. Mas percebi que é algo desnecessário. A Moka é correta e suficiente. Prepara um ótimo café, e tem simples manuseio e limpeza.

Não faço idéia se Henri Cartier-Bresson gostava de café. E nem imagino se ele já fez um usando uma Moka. Mas, pra mim, os dois são como feijão e arroz. Bresson não desperdiça linhas e objetos em suas fotografias. A Moka é exata quando em ação. Os dois combinam e chego a querer dizer que formam o melhor alimento!

Nutro bem o corpo de café e fotografia por esses dias. Mas a verdade é que nem sempre foi assim. Eu detestava café: bebida sem graça. Sempre gostei de fotografia, mas ignorava a importância que ela tem na minha vida!

Há pouco tempo percebi que os dois, Moka e Bresson, são responsáveis por grande parte da minha felicidade. Eu acordo, busco a colher e dou resgate ao pó, que devolvo à Moka, dormida no fogão. Deixo a tampa um pouco aberta, que é pra evitar a fervura do café. Sento. Espero. Olho algumas fotos em preto e branco. Percebi que eu precisava capturar essa sensação! Nós esquecemos o que faz bem, se não insistimos em gostar...

Bresson defendia a espera pelo momento decisivo, aquele que, se perdido, é irrecuperável. Espero o sinal do grão torrado e moído amado em água deslizar o corpo metálico da minha cafeteira. Atento, que é pra manter a fidelidade do pó. Esperar faz com que o meu café seja perfeito.

Esses dois me dizem: espere e olhe. Atento, julgue e aja. Esse casal afirma que a vida é muito mais simples que eu julgava ser. É livre de distrações, mas recheada de sabores pontuais. Basta contemplá-la,  até o instante exato da captura. Conquistada a felicidade, basta prendê-la dentro de nós.

Segui bem essa lição e percebi que só precisava registrar minhas conclusões. Descobri o que me agrada. Agora, só preciso arquivar, diariamente, o bom gosto que a vida tem. Assim, evito que ela me escape dos olhos e das mãos.

2 comentários:

Luciana Guerra disse...

Hugo, muito prazer! haha Sou amiga de Taís. Já nos vimos pessoalmente, mas você não lembra de mim. Adorei esse primeiro post, achei tão bem escrito! Parabéns. Eu não sei você, mas meu bloguinho também é filhote e acho importante o apoio (ou não...) das pessoas, então fiz questão de vir dizer que o texto tá ótimo. Eu já li todos os posts, na verdade.
Abraço!

Hugo Cravo disse...

Luciana! Claro que lembro de você! =)
Obrigado! Que bom que você tá gostando do blog! Vou dar uma olhada no teu. Pelo que Taís disse, deve ser ótimo! hehe
Beijão.

Postar um comentário