"Pessoas brilhantes falam sobre idéias. Pessoas medíocres falam sobre coisas. Pessoas pequenas falam sobre outras pessoas." Dick Corrigan
Eu não tenho mais facebook, twitter ou instagram. Só mantenho o flickr, porque lá quase ninguém anda, e serve pra eu ter acesso às fotos que tiro, de qualquer lugar. E mantém a qualidade. Cansei de visitar sites onde o culto à vaidade é maior que o cultivo de boas idéias. Emburrece. É pelo mesmo motivo que eu não assisto mais à TV. É muito melhor ler um livro, ou fazer algo que me faça ser mais interessante.
O conhecimento me acalma, me dá mais prazer que manter a mente inerte e apenas ver as coisas reproduzidas e maquiadas. Como discordar que a possibilidade de aprender algo é mais gratificante que ouvir fulano falar sobre o que sicrano comprou no último final de semana?
Também lembro do que as redes sociais têm feito com as pessoas. Ninguém vai mais a um restaurante sem baixar a cabeça pro celular. Freneticamente as pessoas atualizam seus perfis, para saber se receberam mais uma nova "cutucada". Não conversam mais.
Não me surpreenderei se as pessoas, subitamente, perderem a habilidade da fala. Afinal, é preciso conversar, exercitar as cordas vocais, para não tê-las enferrujadas. Mas não vale fraudar, com o uso do skype com quem está a um metro de distância. Quero vida real! Mas, hoje em dia, é raro.
Formaram esse ciclo: olhe sobre a vida dos outros no facebook, não tenha assuntos pra falar com quem está à mesa. Assim, terás uma ótima desculpa para... continuar olhando o facebook e as fantásticas piadas que lá são compartilhadas!
Mas também é preciso manter um pouco de equilíbrio nas conclusões. Por isso, não dá pra generalizar. Tudo bem usar a tecnologia pra falar com alguém que está tão longe... O facebook continua uma idiotice. É muito melhor usar o próprio Skype. Ou um email. Assim, ficamos longe de pessoas que falam sobre pessoas. E de propagandas baratas, como os sorrisos falsos que por lá circulam.
2 comentários:
Olá Hugo, obrigada pelo comentário! Eu não conheço o "Para Roma, com amor", mas ainda pretendo vê-lo, quem sabe numa maratona só de filmes de Woody Allen.
Não sei pq, mas o jeito que você escreveu esse post me lembrou um pouco o jeito de escreve de José Saramago, já lesse algum texto dele? Pode ser que esteja viajando, enfim...
Eu não tenho paciência mais para Facebook, Twitter, Instagram, só para o blog e o Tumblr mesmo, e já troquei a TV pelo Youtube, descubri pessoas incríveis por lá! Vc conhece o programa "Quite Interesting", da BBC ou o "Dara O Briain: School of Hard Sums"? Acho que você iria gostar. Desculpe, esse comentário virou uma redação!
Carol! Desculpa a demora em responder.
Eu gosto muito de Saramago, mas bem queria ter um estilo parecido com o dele... Ainda não conheço esses programas. Vou procurar alguns episódios no Youtube pra ver se gosto! Valeu! =)
Bjs
Postar um comentário